Direito de ser esquecido nos motores de pesquisa da Google

Esta foi talvez uma das questões mais controversas e condições impostas pela EU que a Google teve que lidar e aceitar até hoje. Os motores de busca “vivem” de informação indexando-a, e nós navegadores assíduos do mundo digital não conseguimos viver sem eles, facto!

Mas a questão posta pela EU foi o “direito de ser esquecido”, isto quer dizer que eu como cidadão tenho os meus direitos salvaguardados ao informar a Google para remover dos resultados da pesquisa o meu nome. A Google disponibiliza o website https://support.google.com/legal/contact/lr_eudpa?product=websearch para indicar os conteudos a remover.

O que me ocorre neste preciso momento são as redes sociais! Bem certamente alguns indivíduos não lhes irá fazer qualquer diferença, no entanto continuam a podem remover informação do passado que de alguma forma lhes poderá arruinar a carreira profissional ou atormentar a sua vida pessoal. Típico para quem se torna uma estrela conhecida a escala mundial, exemplo disso são as estrelas de cinema.

Mas há algo que está em falta…. existem centenas de motores de busca na internet, porque só a Google? e para concluir esta nova regra só torna um pouco mais difícil a pesquisa da informação, nada mais. Porque uma vez na malha digital, jamais sairá!

Referências:

Google sets up ‘right to be forgotten’ form after EU ruling

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *